24

Novos associados da CDL conhecem serviços que impulsionam o desenvolvimento do comércio

   A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu, nesta quinta-feira (14), mais uma edição do Café com o Associado. O evento teve por objetivo apresentar a equipe da entidade e os produtos e serviços que visam fortalecer o comércio local, promover o associativismo, impulsionar o desenvolvimento do setor e contribuir para movimentar a economia local e regional.

            A programação foi conduzida pelo coordenador comercial da CDL, Mauricio Duarte, com a participação da equipe.  Foram apresentadas soluções como o Sistema de Consultas de Crédito, o Certificado Digital modelo E-CNPJ A1, o CDL Phone, o serviço de consultas e registros, os cursos e capacitações, a sede social disponível para locação, os benefícios do convênio com o Sicredi, os serviços na área da saúde, oferecidos por meio de convênio com a Unochapecó, as campanhas de vendas, com destaque para a Semana Total Chapecó, entre outros.

            O presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, ressaltou a importância de promover ações que visem transmitir conhecimento, aos associados, sobre os benefícios que a CDL oferece, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e os lojistas. “Estamos concentrando esforços para que o comércio aumente suas vendas, tenha mais segurança e fortaleça seus negócios”.

               EM BUSCA DE VISIBILIDADE

            Natália Neres, proprietária da Quitanda – Delícias de Norte a Sul – foi uma das participantes do evento. Ela decidiu tornar-se associada à CDL para ampliar a visibilidade de seu negócio. “Vi um anúncio de outros lojistas sobre a Semana Total Chapecó, em horário nobre em uma emissora de televisão, e percebi que eram associados à CDL. Então pensei… Dentro da comunidade Norte e Nordeste já sou bem conhecida, mas como quero apresentar a loja ao sulista uma das melhores maneiras seria participar das campanhas da CDL”.

            Após ir até a entidade e esclarecer suas dúvidas, ela tornou-se associada. “Descobri que havia outras vantagens, como por exemplo, a abertura de conta com o Sicredi, que já dei entrada, a parte de telefonia e toda essa infinidade de cursos e outras oportunidades. “Fui muito bem atendida, tanto que indiquei a CDL para um colega empresário que também busca divulgar seu negócio”, comentou.

            SOBRE A EMPRESA

            A Quitanda é uma loja de produtos alimentícios que, em maio, completou dois anos de atuação formal, mas a comercialização dos produtos iniciou antes. “Trabalhei em uma empresa no Pará durante seis anos e foi lá que conheci a cultura da região. Durante as viagens trazia produtos para revender às pessoas próximas e, após anunciar no Marketplace, foi uma explosão”, destacou Natália.   

            Ao perceber que havia, em Chapecó, um número maior de público da região Norte do que imaginava, ela decidiu investir e formalizar seu negócio. “Há cerca de três anos, quando assisti uma entrevista do prefeito, soube que Chapecó contava com uma média de 17 mil habitantes do Norte e Nordeste fora os de outros países. O comércio chapecoense não contava com produtos da culinária deles. Por isso, realizei uma pesquisa e, além do que já vendia em casa e pelo marketplace, agreguei novos itens considerados básicos”.

            Hoje, a loja conta com mais de 50 itens que atendem todo esse público e também o sulista que passa férias no Norte e Nordeste e aprecia a culinária das regiões. “Não temos produtos prontos, mas oferecemos todos os ingredientes para preparar em casa, além de orientar sobre o preparo. O único item que pode ser consumido imediatamente é o açaí, que é o nosso carro-chefe. Servimos para as pessoas provarem e ensinamos a prepará-lo”.