06

Análise eficiente de crédito e cobrança são essenciais para o sucesso dos negócios

Análise de crédito e cobrança foi o foco do curso promovido nesta semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), no auditório da entidade. O objetivo foi oportunizar às equipes das empresas associadas que aperfeiçoem conhecimentos para uma eficiente análise de crédito e para a adoção das melhores técnicas de cobrança.

A capacitação foi ministrada pelo consultor empresarial nas áreas financeira, administrativa e de treinamentos, Renivaldo José Sebben. “Abordamos dois temas que têm correlação um com o outro. A análise de crédito, que chamamos de prevenção contra inadimplência, é fundamental porque um crédito com boa qualidade terá menos inadimplência. Também destacamos a cobrança que precisa de preparo para que traga resultados. São temas correlacionados que fazem o departamento financeiro ser mais saudável”, observa.

De acordo com o palestrante, no Brasil há a cultura do crédito e, por isso, a empresa que não oferece essa modalidade de consumo, não sobrevive. “As pessoas não têm o hábito de comprar à vista. Esse assunto é importante porque mostra as características de fazer o crédito, as estratégias, a organização e qual informação buscar para ter uma análise mais qualitativa desse processo antes de conceder o crédito. Já, na parte da cobrança abordamos as técnicas, estratégias e as formas de fazer a cobrança para que ela seja eficaz”.

Sebben reforça, ainda, que os dois temas são essenciais para o setor financeiro de uma empresa. Segundo ele, na parte do crédito, além da inexperiência, o maior erro é a confiança exagerada. Já, na cobrança é a falta de preparo. A melhor estratégia para a cobrança hoje e a única que funciona é a negociação. Gosto de falar sobre o assunto porque tudo o que apresento no curso e no livro que editei nessa área são situações vividas dentro do trabalho, nas empresas onde faço consultorias e também em salas de aula”.

Para finalizar, Sebben orientou aos empresários que tenham consciência e não pensem que qualificação é despesa. “Treinamento é um investimento para que as pessoas tragam resultados tanto no crédito quanto na cobrança. A área de crédito é o coração da empresa. Se falhar, falha todo o sistema, pois se uma empresa quebra é porque faltou dinheiro.  Para que o setor financeiro funcione bem é fundamental preparar os profissionais”.

A agente comercial da CDL Chapecó, Paloma Soares Leite, ressalta a satisfação da entidade pelos feedbacks positivos que recebeu dos participantes do curso.Ocoordenador comercial da CDL Chapecó Mauricio Duarte reforça que mensalmente são oferecidos cursos em várias áreas para que as empresas capacitem suas equipes. Para saber mais sobre os cursos basta entrar em contato pelo telefone (49) 3319 4300 ou pelo e-mail cursos@cdlchapeco.com.br.

Brazilian Easters eggs

Páscoa: cenário aponta para crescimento nas vendas – Páscoa: cenário aponta para crescimento nas vendas

Depois de dois anos marcados por queda nas vendas tudo indica que a Páscoa de 2022 será diferente. Com o avanço da vacinação e a retomada das atividades do comércio sem restrições, as expectativas em Chapecó são otimistas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) acredita que as vendas serão superiores quando comparadas ao mesmo período de 2021.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, lembra que as duas últimas Páscoas foram difíceis, porém neste ano o cenário mudou e as perspectivas são positivas. “O aumento na geração de emprego, a retomada dos encontros presenciais entre as famílias, as ofertas atrativas aos consumidores e as oportunidades via e-commerce que conquistaram novos adeptos estão entre os principais aspectos que contribuirão para o incremento nas vendas”.

O dirigente também afirma que assim como no Estado, em Chapecó, os consumidores devem desembolsar, em média, R$ 174,39, conforme pesquisa divulgada pela pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SC). O valor é 35,8% maior em relação a 2021.

Apesar do avanço, o valor em termos reais está abaixo do nível pré-pandemia. Os dados foram apurados em sete cidades de SC e revelam o perfil do consumidor e as principais tendências.

CONFIRA OUTROS INDICADORES

Os ovos industrializados estão perdendo espaço nas gondolas de supermercados e lojas especializadas. Enquanto a busca por outros tipos de chocolates, como barras e caixas de bombons, vem crescendo nos últimos anos e chegaram a 38,4% em 2022, os ovos apresentam tendência de queda e respondem por 29% este ano.

Diante da alta na inflação, que corrói o poder de compra, sete em cada dez consumidores devem fazer pesquisa de preço para garantir o melhor custo/benefício. Os supermercados (44,4%) permanecem como principal destino de compras dos catarinenses, porém, recuaram diante de 2021 (53,0%). A participação do comércio de rua, que foi duramente impactado nos dois últimos anos, cresceu de 20,6% em 2021 para 33,2% em 2022. Mais da metade (53,3%) dos consumidores afirmaram que preços (32,2%) e promoções (21,1%) são determinantes na escolha do estabelecimento e produto.

Embora o chocolate seja praticamente unânime (80,90%) na hora de escolher o presente, brinquedos (7,4%) e vestuário/calçados (6,2%) também entram na lista.