Vendas de Natal movimentam comércio chapecoense

Crescimento ficará entre 5% e 10% em relação ao ano anterior

O Natal é a época mais esperada do ano tanto por consumidores como por lojistas. Após um período de instabilidade econômica o otimismo volta aos lojistas. Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) junto a associados das 20 cidades de maior potencial econômico do Estado, demonstra que para 71,03% dos consultados a expectativa é que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 48,28% o crescimento deve ser de até 5%, enquanto 28,28% são ainda mais otimistas e acreditam em 10%.

O tíquete médio, na avaliação dos associados consultados, deve ficar em R$ 235,71 ante R$ 187,83 registrados no ano anterior. Os itens mais procurados devem ser vestuário (37,24%), seguidos de acessórios (15,17%) e calçados (10,34%). O parcelamento, acreditam os lojistas, continuará sendo a opção preferida, chegando a 85,51%.

Como forma de ampliar as vendas, estratégias como promoções (30,34%), campanhas (24,14%) e sorteios (22,76%), estão entre as ações desenvolvidas pelo comércio catarinense. Com base nos resultados eleitorais e na retomada econômica, outro dado positivo é o otimismo apontado pelos empresários consultados. O dado foi incluído no levantamento para projetar a expectativa do varejo catarinense. O resultado indicou que, na avaliação de 87,59%, o ano de 2019 será melhor para o comércio.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) Clóvis Afonso Spohr destaca que o Natal é a principal data em movimentação econômica para o setor e que a expectativa é de um aumento entre 5% e 10% em relação ao ano anterior. “Estamos passando por um momento de mudanças em decorrência da eleição presidencial e acreditamos que no próximo ano a retomada da economia dê um novo rumo ao País. Porém, o Natal é uma data especial e não pode passar em branco. Independentemente do valor o importante é presentear quem amamos”.

Os consumidores chapecoenses também podem aproveitar a oportunidade e receber um presente em dose dupla. A campanha “Natal 2018” durante o mês de dezembro oportuniza n a compra de R$ 100,00 em alguma das lojas participantes que o cliente ganhe um cupom e a chance de concorrer a um um Onix Chevrolet e um Gol Wolksvagem.

Os lojistas também têm a chance de ganhar prêmios neste Natal. Todos os associados que aderirem à promoção concorrerão a um prêmio de R$ 10 mil e outros dois prêmios de R$ 5 mil, além de sete telefones celulares LG K10. Ambos os sorteios ocorrerão no dia 23 de dezembro (domingo), a partir das 20 horas, próximo à praça da Igreja Matriz.

HORÁRIOS DO COMÉRCIO

Neste sábado (8) a CDL Chapecó promove o segundo Dia D do mês de dezembro, com horário livre de atendimento. Seguindo o Decreto Municipal nº 3.390 de 30 de novembro de 1993, a entidade orienta os seus associados para o atendimento especial aos clientes período de pré e pós-Natal 2018. A sugestão é absolutamente opcional aos associados, com o intuito de que as empresas lojistas possam melhor informar seus consumidores acerca dos seus horários de atendimento.

A tabela abaixo sugere alguns parâmetros de atendimento, os quais podem variar para mais ou para menos, de acordo com a decisão da empresa, a qual necessita respeitar a legislação trabalhista, bem como convenções sindicais de trabalho.

DATA HORÁRIO
Sábado (8) “Dia D” Até às 18 horas