Relações de trabalho são abordadas em curso da CDL Chapecó

Muitas são as dúvidas acerca das responsabilidades civil do empregador em um contrato de trabalho, principalmente após as últimas alterações na Legislação Trabalhista, alterada a partir de 11 de novembro de 2017. Para esclarecer o que mudou e como proceder a cada situação de relação de trabalho a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu nessa semana curso sobre a temática com a advogada Jamile Martinazzo.

“Abrangemos questões a respeito da responsabilidade objetiva e subjetiva, ato ilícito, nexo de causa e concausa, dano moral, estético e material”, explica Jamile. Segundo ela, foram abordados conceitos sobre assédio moral, sexual, dano existência e dano pré-contratual. “Busquei repassar as novas regras a respeito da caracterização do dano extrapatrimonial com foco no dano do empregador, uma novidade da reforma trabalhista”, complementou.

A advogada trouxe durante o curso informações a respeito das estabilidades provisórias e garantias de emprego.  Explanou sobre os reflexos no contrato de trabalho inserindo a estabilidade criada pela reforma trabalhista do representante dos empregados eleito na empresa para promover o diálogo direto com o empregador.

O presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr salientou ser fundamental que as relações de trabalho sejam estabelecidas dentro da conformidade da lei, com o intuito de que seja benéfico tanto para o trabalhador como para o empregador. “Cada um tem suas responsabilidades mediante essa relação e deve cumpri-las. Em caso de desconformidade é importante conhecer as mudanças na legislação para proceder de maneira adequada”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter