Lojistas são capacitados para vendas pela internet com o uso de mídias sociais

Curso foi promovido pela CDL Chapecó

As redes sociais deixaram de ser apenas ferramentas de relacionamento e tornaram-se importantes estratégias para estimular o consumo. Basta um clique e pronto, a compra está feita. Diante deste novo cenário é fundamental que o comércio varejista esteja atento às mudanças. Com o objetivo de orientar os lojistas sobre a maneira adequada de efetuar vendas pela internet utilizando as mídias sociais, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), através da Escola de Negócios do Varejo, promoveu nesta semana o curso “Mídias sociais: como vender pela internet” com a especialista em marketing digital Agnessa Leite.

Agnessa ressaltou a importância de efetuar um bom planejamento de marketing digital. “É através de um estudo do consumidor que o lojista identificará quais as redes sociais mais adequadas para o seu público-alvo, bem como os melhores horários e a frequência com que devem ser feitas as publicações. Além disso, é fundamental acompanhar uma análise de dados e identificar qual o retorno as redes sociais estão oportunizando para assim efetuar ações mais assertivas”, explicou.

Segundo a palestrante, o uso de imagens e textos devem ser pensados de maneira a engajar e gerar vendas. “O Facebook e o Instagram, por exemplo, passaram a disponibilizar ferramentas específicas para vendas, o que facilita o comércio de produtos pela internet. Portanto, é importante saber como e quando utilizá-las para que se tenha eficiência no alcance dos consumidores, uma vez que a internet oferece uma infinidade de oportunidades de compras”, observou.

PREFERÊNCIA

Pesquisa realizada em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais brasileiras mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet têm o costume de efetuar pesquisas online antes de concretizar uma compra em loja física. As principais buscas são em relação ao preço (30%), detalhes e características dos produtos e/ou serviços (12%) e, também, a opinião de outros clientes (5%).

Entre os produtos mais pesquisados para compras na internet estão os celulares (59%), os eletrodomésticos (54%), eletrônicos (50%) e acessórios para celulares, tabletes e computadores (25%). A pesquisa demonstrou que a internet é o meio preferido de 60% dos internautas no momento de fazer as compras e 14% preferem as lojas físicas, 25% demonstraram-se indiferentes.

Com relação aos motivos pelos quais ocorre o interesse pela compra online 55% justificaram que têm a impressão de que o produto é mais barato do que nas lojas físicas. Outros motivos que levam à compra online são a comodidade (51%) e a rapidez (26%). Além disso, as compras online também se destacam quando o assunto é maior variedade de produtos, 70% dos entrevistados citaram esse diferencial. Na sequência aparecem a disponibilidade de informações (61%), possibilidade de personalização da compra (61%) rapidez na aquisição (60%), facilidade para escolher produtos (60%) e melhores formas de pagamento (47%).

 

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