Comércio otimista com as vendas de Dia dos Namorados

O comércio de Chapecó espera conquistar bons resultados com as vendas de Dia dos Namorados, celebrado neste sábado, dia 12. As expectativas acompanham as previsões do Estado que apontam um bom momento para comercialização de produtos e serviços, tanto ao consumidor que prioriza compras on-line, quanto para quem prefere visitar uma loja física para escolher o presente.

Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), 61,5% dos entrevistados esperam resultado melhor do que o registrado no ano passado. A maioria, 34,5%, espera ganho de até 2,5%, outros 30,5% esperam incremento entre 2,6% e 4% e um grupo ainda mais otimista, de 30,5%, acredita em um aumento acima de 4%. O tíquete médio está previsto entre R$ 101 e R$ 150.

A demanda, segundo o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, é impulsionada pela chegada do inverno que, além de aumentar as opções para investir no presente, gera vendas de agasalhos e utensílios para a estação. Aliado a isso, muitas vezes, a troca de presentes entre os casais vem acompanhada por um almoço ou jantar especial, o que gera boas expectativas nos bares e restaurantes, com aumento significativo nas opções via delivery, devido ao atual momento. Há também quem opte por preparar um prato especial em casa. Com isso, aumentam as expectativas de vendas de produtos e bebidas no supermercado.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), que teve Chapecó entre os sete munícipios catarinenses na pesquisa de intenção de compras, confirma a mudança de comportamento de consumo: em 2020, a maioria afirmou que não iria sair (68,7%), porém este ano o percentual caiu para 44,2%. Já a pretensão de almoçar ou jantar fora (35,1%) teve alta de 22,9 p.p em relação a 2020 (12,2%). O gasto médio no Dia dos Namorados, segundo a Fecomércio, deve ser de R$ 142,62, incluindo presentes e serviços – considerando a inflação acumulada em 12 meses (6,7%).

“Tudo indica que as vendas para essa data contribuirão para a retomada do crescimento do comércio chapecoense, que vem reagindo de forma positiva neste ano”, destaca Spohr.  Segundo ele, da mesma forma que ocorreu no Dia das Mães, a CDL reforça ao consumidor a importância de fazer compras no comércio local. Nossa cidade está preparada para atender as necessidades dos clientes com produtos e serviços que atendem aos mais variados gostos, com qualidade e bom atendimento. Ao comprar em Chapecó, além de valorizar o potencial local e incentivar o empreendedorismo, contribuirmos com o movimento da nossa economia”.

PRESENTES MAIS PROCURADOS

Segundo a pesquisa da FCDL, os presentes mais procurados são roupas e calçados (28,9%), perfume e cosméticos (19,6%), flores (12,9%), joias e acessórios (11,7%), entre outros itens. Também foi identificado que 69,5% dos entrevistados preparam alguma promoção especial para a data. O cartão de crédito deve ser a principal forma de pagamento. O levantamento da FCDL/SC foi realizado com empresas associadas que atuam no varejo em cidades com maior potencial de consumo (IPC).