Empresário Arthur Badalotti será homenageado como Personalidade do Comércio no 5º Mérito Lojista

Filho do imigrante italiano Primo Spirito Badalotti, Arthur Salvador Badalotti nasceu no dia 20 do mês de maio de 1930, em Erechim (RS). Em 1961 escolheu Chapecó para morar e empreender. Para marcar sua trajetória de sucesso, o fundador da Cerâmica Chapecó LTDA e da Badalotti Materiais de Construção será reconhecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) como Personalidade do Comércio. A honraria será entregue no 5º Jantar Baile Mérito Lojista no dia 15 de setembro (sábado) a partir das 19 horas, na sede social da entidade, localizada na Linha Rodeio Chato, em Chapecó.

Casado com Lori Cecília Fenker, Badalotti é pai de cinco filhos: Cristina, Gilberto, Amália, Maria Lúcia e Gilmar. O gaúcho iniciou sua vida profissional como funcionário da Cerâmica Cremona onde seu pai era sócio e aprendeu o ofício de oleiro, atividade que desenvolveria pelo resto da vida.

Conheceu o município de Chapecó aos 20 anos, quando se deslocava para ajudar na colheita de erva-mate nas terras de sua família, localizadas no Distrito de Marechal Bormann. Escolheu a capital do oeste para viver porque seu pai acreditava na prosperidade e considerava um bom lugar para trabalhar.

Em novembro de 1961 inaugurou a Cerâmica Chapecó LTDA com sede inicial no bairro Passo dos Fortes. Em 1993 mudou a empresa para o Distrito de Marechal Bormann onde funciona até hoje.

Mas a vida do empresário não foi um sucesso somente no trabalho. Por muitos anos Badalotti foi “festeiro” de Santo Antônio, juntamente com sua esposa Lori, auxiliou na construção da Escola Zélia Scharf e fez parte da primeira diretoria da Associação de Pais e Professores como vice-presidente.

No ano de 1976, foi eleito 4º presidente da Chapecoense. O trabalho iniciado no ano anterior rendeu frutos em 1977, quando, sob sua presidência, o clube chegou ao seu primeiro título estadual derrotando o Avaí, na final, por 1×0.

Foi eleito vereador em Chapecó no ano de 1982, durante o mandato do ex-prefeito Ledônio Migliorini e o vice  Nelson Locatelli. Atuou ativamente na Câmara de Vereadores por seis anos até que em abril de 1999 fundou a empresa Badalotti Materiais de Construção para englobar a comercialização de materiais de construção junto com os produtos fabricados pela cerâmica. Em junho de 2011 foi agraciado com o título honorífico de Cidadão Chapecoense.

O presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr ressalta a importante contribuição que Badalotti teve e continua tendo para o comércio de Chapecó. “Nosso município se desenvolveu graças a homens visionários como Arthur Badalotti que enxergaram em Chapecó uma oportunidade para investimentos. Foi por meio do trabalho duro de empresários como ele que nos tornamos referência não somente para uma região, mas para um Estado como uma das cidades mais promissoras para se investir. Nosso reconhecimento e gratidão a Arthur Badalotti”.