Edição especial online: Chapecó terá Dia Livre de Impostos neste mês

Neste ano CDL Jovem direciona ação para os segmentos de e-commerce e delivery para evitar aglomerações.

Chapecó pagou somente neste ano mais de R$ 72 milhões em impostos, segundo dados do Impostômetro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Com o objetivo de manifestar a insatisfação com a tributação abusiva que limita o poder de consumo e impede o crescimento econômico a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e a CDL Jovem promovem o Dia Livre de Impostos (DLI) no dia 27 de maio.

Neste dia, o impostossauro, que devora de maneira agressiva o dinheiro do povo sem o devido retorno para a população, estará preso. Dessa forma, produtos selecionados dos lojistas participantes serão comercializados com descontos que representam parcialmente o valor dos impostos incidentes sobre os mesmos. Importante salientar que os comerciantes assumem esses descontos, porém recolhem os valores dos impostos normalmente aos governos, pois o Estado não isenta essa obrigação fiscal.

A presidente da CDL Jovem de Chapecó, Suzana Spohr, ressalta que a edição deste ano é preferencialmente online, mais voltada às compras via e-commerce e delivery. Ela explica que o desconto poderá ser aplicado em todo o comércio da loja participante, porém será mais direcionado e pode ser exclusivo em sites, redes sociais e afins, para evitar aglomerações nos espaços físicos das lojas.

Suzana reforça, ainda, a importância da iniciativa ao comentar que, segundo dados do IBPT, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. Além disso, o brasileiro trabalha em média 151 dias por ano só para pagar impostos. Para se ter uma ideia, segundo o Impostômetro do IBPT, somente neste ano o município de Chapecó pagou mais de 71 milhões em impostos.

Outro dado que chama a atenção é o fato de o Brasil ser um dos últimos países que retorna o dinheiro para a população. “Queremos conscientizar as pessoas em relação à elevada carga tributária que pagamos. Com a união das entidades e dos lojistas teremos mais força para conseguir melhores resultados com o movimento”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter