Dia dos Pais: comércio espera até 4% de crescimento nas vendas

Tíquete médio de compras é de R$ 142,57

O Dia dos Pais é a quarta melhor data para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. No comércio chapecoense, assim como no restante do Estado, a expectativa é de que as vendas para a data serão melhores do que o registrado no ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC). A expectativa é de crescimento de até 4% nas vendas, com tíquete médio estimado de R$ 142,57.

O otimismo foi sinalizado por 89,31% dos lojistas, quando questionados sobre a expectativa para a data neste ano comparado com o mesmo período do ano anterior. Entre os presentes que devem ser mais procurados, ainda conforme os empresários, a liderança permanece com itens tradicionais, como vestuário (23,9%), acessórios (20,13%) e calçados (18,87%).

Entre as estratégias para impulsionar as vendas, os lojistas consultados apontam a realização de promoções, campanhas, eventos e descontos. Essas ações foram citadas por 71,07% dos empresários. Na avaliação do empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “esse possível aumento se deve, em grande, ao ciclo de corte de juros, iniciado pelo Banco Central e à iminente liberação do FGTS”.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) as mudanças pelas quais o País vem passando tanto na política como na economia têm refletido no comércio. “O poder de compra dos consumidores está sendo retomado gradativamente, o que serve de estímulo para o setor. Datas como o Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados, tradicionalmente têm um apelo comercial maior o que facilitam as vendas, porém o comércio está sempre inovando a fim de oferecer o melhor preço, serviço e produto ao cliente”.

Os dados fazem parte do levantamento realizado pela FCDL/SC junto a empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior índice de potencial de consumo, entre os dias 23 e 30 de julho.

DIA D

Para oportunizar um período prolongado para a melhor escolha do presente, a CDL Chapecó promoverá neste sábado (10), o “Dia D”, com horário de atendimento diferenciado no comércio. Uma estratégia dos lojistas para atrair os consumidores nesta época são as promoções. Neste período inovar é a palavra de ordem.

“O setor está otimista. As liquidações especiais são um atrativo para a data e favorecem o consumidor na hora da escolha. O Dia dos Pais é um momento especial e merece ser marcado na vida daqueles que tanto fazem pelo bem de seus filhos”, comenta o presidente da CDL Chapecó.