Décimo terceiro injetará cerca de 211 bilhões de reais na economia brasileira

No fim do ano milhões de trabalhadores recebem o 13º salário, uma gratificação salarial paga a todo empregado que atua com carteira assinada. O benefício existe por meio da Lei 4.090 garantindo um salário extra no final de cada ano. Esse incremento financeiro deve injetar na economia brasileira mais de R$ 211,2 bilhões, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O montante representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

O décimo terceiro movimenta, principalmente, o comércio. Uma vez que grande parte da população utiliza o benefício para quitar dívidas e também para comprar presentes para familiares e amigos. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) Clóvis Afonso Spohr esse é o período de maior movimentação econômica no setor. “Prova disso é o Natal que é considerada a melhor data para as vendas. Isso ocorre porque, em geral, nesse período o poder de compra de muitas pessoas é retomado”, observa.

Segundo Spohr, a indicação da entidade é de que os lojistas invistam em acordos com consumidores inadimplentes oportunizando a quitação de dívidas com a chegada do décimo terceiro. “Somente em Chapecó são cerca de 44 mil pessoas negativadas as quais podem aproveitar esse incremento na renda no fim do ano para retomar o poder de compra”.

Cerca de 84,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 2.320. “Queremos ressaltar a importância de garantir aos consumidores que tenham o seu nome limpo no mercado a fim de que possam ter a tranquilidade de efetuar suas compras, uma vez que a negativação impede o acesso ao crédito, a compra a prazo e também o acesso a financiamentos de imóveis e veículos, por exemplo”, observa o diretor de SPC da CDL Chapecó, Edson Piana.

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter