Curso da CDL Chapecó capacitou pessoas para se apresentar em público

Falar em público, persuadir e cativar os participantes é sempre um desafio e, para algumas pessoas, é algo que gera muita insegurança.  Para auxiliar os profissionais do comércio a desenvolverem habilidades para se comunicar em reuniões e eventos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu nesta semana o curso “A arte de falar em público”.

A capacitação foi ministrada pelo jornalista, comunicador, tecnólogo em marketing, redator, noticiarista, repórter e locutor Augusto Giovani. Oprofissional, que também é cerimonialista e professor de oratória com qualificação máster, destacou que a comunicação trabalha três eixos: a palavra, o tom de voz e a fisiologia (linguagem do corpo). “A gente acha que o poder da comunicação está na palavra, mas não é bem assim. A palavra é o instrumento usado para mandar a sua mensagem”, argumentou.

De acordo com ele, a palavra é importante, mas representa somente 7% da comunicação. “Agora, como mandar essa mensagem, que aí entra o tom de voz e a dicção, já são 38% e a fisiologia, que é a linguagem do corpo, representa 55%. É por isso que algumas pessoas têm dificuldade em se expressar em público, ou seja, porque é preciso controlar tudo, o tom de voz, a palavra, a dicção e a linguagem corporal. É um processo que exige preparo”, frisou Giovani ao mencionar o programa do curso.

Entre os temas trabalhados estiveram aspectos como nervosismo inicial, técnica de relaxamento, desbloqueios, como dominar a plateia, uso do microfone, como usar a tribuna, postura, marketing pessoal, expressão fisionômica, dicção (a arte de pronunciar corretamente as palavras) e articulação (exercício para chegar a uma boa dicção), respiração, tom de voz, formalidades, como planejar uma palestra, como se apresentar em público, entre outros.

EXPECTATIVAS ATENDIDAS

A Polymed – empresa que atua há 30 anos nos segmentos da Medicina e Segurança do Trabalho e Assessoria e Gerenciamento em Saúde em Chapecó – levou uma equipe de sete profissionais para participar do curso. “Fomos motivados pela gerência e direção a participar dessa capacitação. O objetivo é melhorarmos nossa comunicação com os clientes, prospects e contatos e também com nossos colegas de trabalho”, explicou a vendedora da empresa, Vania Bueno de Camargo.

Segundo ela, a equipe participou do curso para melhorar pessoal e profissionalmente seu desempenho em falar em público, saber se expressar de maneira clara, adequada e com postura correta. “Nossas expectativas são de melhorar questões de nervosismo, segurança para se comunicar, ansiedade e até mesmo a vergonha, pois como diz o professor Augusto Giovani, a comunicação é a porta de entrada para o sucesso”.

Vania frisou que a equipe ficou satisfeita com a maneira em que o professor conduziu e contribuiu com as dificuldades ou costumes dos participantes. “Foi uma capacitação de grande valia, pois nosso maior aprendizado é que além da elegância do som de cada voz, precisamos ter elegância na postura para passar uma mensagem limpa e positiva ao público”.

O coordenador comercial da CDL Chapecó Mauricio Duarte e a agente comercial Paloma Soares Leite, destacaram a expressiva participação dos alunos nas aulas e os feedbacks positivos. Segundo eles, todos se envolveram nas atividades e não mediram esforços para usar a criatividade e participar dos momentos práticos com o melhor desempenho possível.

Informações e inscrições sobre os cursos da CDL pelos telefones: (49) 3319-4300 ou pelo e-mail cursos@cdlchapeco.com.br.