CDL sugere horários diferenciados de fim de ano no comércio

Com a chegada do Natal e respectivamente o Ano Novo, os lojistas se reestruturam para ampliar os horários de dezembro. Neste sentido, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) orienta os seus associados para o atendimento especial aos clientes, considerando o Decreto Municipal nº 3.390, de novembro de 1993, que estabelece horário livre para o comércio na cidade de Chapecó.

O presidente da entidade Clóvis Afonso Spohr ressalta que a sugestão é absolutamente opcional aos associados, com o intuito de que as empresas lojistas possam melhor informar os seus consumidores acerca dos seus horários de atendimento e melhor definir suas escalas de trabalho. “Cabe à decisão individual das empresas, uma vez que a CDL não possui a prerrogativa para determinar horário de funcionamento do comércio em Chapecó e região, que poderão adotar horários de atendimento diversos desta sugestão”, explica.

O presidente destaca a importância de propiciar horários de atendimento diferenciados e a necessidade de cada empresário identificar o que o seu público-alvo procura. “O aumento de movimento é comum. O Natal traz significados distintos para as pessoas, que registram esta data por meio de presentes para manter viva a tradição principalmente para crianças e adolescentes. A expectativa é de fluxo intenso. Os comerciantes podem analisar os produtos ofertados, preparar as vitrines conforme o objetivo e simbologia de cada um e orientar o atendimento considerando a demanda para que os chapecoenses sejam bem recepcionados nas lojas e encontrem o que desejam”.

A ampliação dos horários é alternativa, mas, ao mesmo tempo, a adequação é de imensa importância para tornar acessível a compra aos clientes que não conseguem visitar as lojas no horário comercial. “O comerciante tem toda liberdade para estabelecer horários que gerem bons resultados para sua empresa, funcionários e auxilie o cliente”, conclui Spohr.

SUGESTÃO DE ATENDIMENTO PARA O MÊS DE DEZEMBRO

A tabela abaixo sugere parâmetros de atendimento, os quais podem variar de acordo com a decisão da empresa, que necessita respeitar a legislação trabalhista, bem como convenções sindicais de trabalho.

DEZEMBRO 2019 HORÁRIO
Domingo (1) Horário opcional