CDL na Escola estimula a liderança em estudantes da rede municipal de Chapecó

Projeto-piloto é promovido pela CDL Jovem Chapecó

CDL2019CDLNAESCOLA-2       16/08/2019

“Os sonhos são como asas que nos dão o dom de voar, são como a chance de sorrir e cantar”, observou a Mariana Mendes, de 14 anos, em sua redação sobre sonhos. A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Mirian Elena Meyer participa do projeto-piloto CDL na Escola, promovido pela CDL Jovem Chapecó que tem como objetivo oportunizar aos jovens da rede pública de ensino uma visão aberta do futuro e do mercado de trabalho, com empreendedorismo e liderança.

Durante quatro encontros os alunos tiveram treinamento psicológico, de oratória e empreendedorismo. O quinto, e último, encontro, será no dia 12 de setembro, quando os alunos participarão de uma formatura com entrega de premiações. “Tenho muitos sonhos, mas o principal deles é trabalhar com a música como forma de terapia. Não sei o que seria de mim sem a música. Ela me dá forças para enfrentar dias ruins e para levantar da cama sorrindo. Quero passar para as pessoas um pouco dos bons sentimentos que a música me oferece”, relatou Mariana.

De acordo com o coordenador do projeto na CDL Jovem Chapecó, Fernando Henrique Alano, o projeto-piloto deu resultados significativos, principalmente na mudança de postura e comportamento dos adolescentes. “No primeiro encontro eles estavam fechados, tímidos e pouco conversavam. Após quatro encontros com muita troca de experiências e aprendizado, é perceptível a evolução, principalmente em relação ao protagonismo desses estudantes”.

O primeiro encontro contou com aula sobre empoderamento e liderança. Os estudantes foram questionados sobre seus sonhos e tiveram que expressá-los em um texto de até 15 linhas e um desenho. O segundo encontro teve como objetivo central fazer com que as pessoas acreditem em seus sonhos e um curso de oratória com foco em técnicas de persuasão. Neste encontro os jovens estudantes apresentaram o seu texto do primeiro encontro em formato de discurso.

No terceiro encontro os estudantes aprenderam como alcançar seus sonhos e tiveram um CANVAS para gestão de seus projetos e sonhos, além de acesso a noções básicas de educação financeira e direitos/deveres. No encontro quatro a intenção foi fazer com que os alunos “vendessem” o projeto dos sonhos com aula preparatória para elaboração dos discursos que serão realizados no dia da formatura.

O diretor-presidente da CDL Jovem Chapecó, João Henrique Hoffmann, salientou que a intenção é tornar esse projeto-piloto uma ação permanente e levá-la para outras escolas da rede municipal de ensino de Chapecó e até para outras CDL’s do Estado. “A fase da adolescência e da juventude é repleta de dúvidas e nesse período os desafios parecem se tornar ainda maiores. A intenção é instigar um olhar empreendedor nesses alunos, despertando a liderança e a atitude para que, no futuro, venham a ter sucesso em suas vidas e possam alcançar seus sonhos”.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, observou que os estudantes de hoje serão os empresários de amanhã, por isso, é fundamental que estejam preparados para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho impõe. “A concorrência está cada vez mais acirrada e muito mais do que conhecimento o profissional precisa ter iniciativa e autonomia para a tomada de decisões. O CDL na Escola veio justamente com a proposta de instigar isso nos estudantes e nós, enquanto entidade representativa do comércio, apoiamos e incentivamos ações em que o desenvolvimento de líderes é o foco”, complementou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter