CDL Chapecó homenageia profissionais do comércio

O comércio é um dos setores que mais impulsiona a economia e faz a diferença em um País em crescimento e em busca de resultados. Em Chapecó os números demonstram a pujança do segmento que corresponde a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) o qual totaliza R$ 7,7 bilhões. Um comércio forte se constrói por meio das pessoas que trabalham nele. Por isso, comerciante é fundamental para o bom relacionamento com o cliente. Reconhecendo o papel de destaque desse profissional, comemora-se em 16 de julho o Dia do Comerciante.

Em Chapecó, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reconhece o protagonismo que esses profissionais desempenham para o sucesso do setor. “Eles são os principais motores da economia, fornecem às pessoas uma gama de produtos e serviços necessários para o dia a dia e merecem a nossa admiração”, observa o presidente da entidade, Clóvis Afonso Spohr.

Spohr salienta, ainda, que o trabalho de comerciante é um dos mais antigos do mundo. Portanto, valorizar e reconhecer a atuação desses profissionais é de suma importância para o fortalecimento do setor e, consequentemente, da expansão da economia. “Segundo dados do Chapecó em Números, a capital do oeste conta com aproximadamente 5.153 empresas comerciais e emprega mais de 18.700 pessoas no comércio. Isso demonstra a grandiosidade do setor que contribuiu exponencialmente para colocar o município entre as seis cidades mais desenvolvidas de Santa Catarina”, salienta.  

Para Spohr, quando uma mercadoria e/ou serviço é comercializado ocorre também a troca de ideias e o relacionamento pessoal. É um segmento que cria, desenvolve e impulsiona a sociedade. “Coragem, empreendedorismo, criatividade e inovação são algumas das qualidades que formam esses profissionais de uma das classes mais competitivas, enfrentando as inúmeras exigências do mercado consumidor e se adequando de forma plausível às constantes mudanças. Temos muito orgulho de representar esse setor que serve de impulso para o desenvolvimento do País”, reforça.

ORIGEM DO DIA DO COMERCIANTE

O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. Ele foi responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal. Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter