CDL Chapecó: cinco décadas dedicadas à inovação e valorização do comércio varejista

Expandir o empreendedorismo na região e estabelecer relações comerciais seguras foi o propósito estipulado por um grupo de empresários e pelo então presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), Oclides Antônio Cansian, em 23 de abril de 1969. Para festejar a história de sucesso de 50 anos e valorizar o trabalho de todas as gestões da entidade, 700 prestigiaram reunidas no último fim de semana, evento com homenagens e baile organizado pela CDL. A iniciativa recebeu apoio institucional da Cooperativa Central Aurora Alimentos e da Cooperativa de Crédito Sicredi Região da Produção RS/SC/MG.

Quando fundada, a CDL recebeu o nome de Clube de Dirigentes Lojistas de Chapecó. Em 1994 foi denominada Câmara de Dirigentes Lojistas. Atualmente é formada por 1.700 empresas associadas, possui sede administrativa e sede social, onde inúmeros eventos são realizados por ano. Para resgatar a história das cinco décadas, 22 lideranças que presidiram a CDL Chapecó foram homenageadas e receberam uma placa e um livro que conta a história da trajetória de 50 anos da entidade e se torna também um objeto de consulta pública.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, ressaltou a importância e agradeceu aos que construíram a trajetória do cinquentenário. “Falar sobre os 50 anos com poucas palavras não é uma tarefa simples. É necessário agradecer a iniciativa e a motivação de ex-presidentes, ex-diretores, parceiros e colaboradores por manterem a CDL atuante e altamente conceituada. Eu preciso reconhecer especialmente os associados que acreditam na instituição e fazem o seu melhor todos os dias, também oportunizam variados produtos nas datas comemorativas para atender os clientes, sabem de suas responsabilidades e proporcionam a inovação para Chapecó”.

Spohr destacou também a relevância dos poderes públicos que mesmo com perfis e ideologias distintas compreenderam o dinamismo do comércio. “O final da década de 60 e o início da década de 70 foram de substancial importância para o nosso desenvolvimento. Já tínhamos importantes atividades, como o extrativismo, e tivemos a grandeza de reconhecer a união para construirmos juntos o comércio de Chapecó e permitir a geração de empregos, resultado do compromisso da CDL com a história do município”, afirmou o prefeito de Chapecó Luciano Buligon.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) Ivan Roberto Tauffer, reconheceu a excelência em prestação de serviços da CDL Chapecó ao comércio lojista local, a busca de profissionais qualificados pelos lojistas, as oportunidades que as empresas geram à população chapecoense. “Traçamos as conquistas dos movimentos lojistas de Santa Catarina. Hoje somos o estado com a maior proporção de CDLs do País, devemos esse resultado também à CDL de Chapecó”, salientou.

O evento em comemoração aos 50 anos da CDL contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, que frisou o objetivo da capital do estado em trabalhar junto e fortalecer o que cada região oferece aos catarinenses. “Eu lembro da distância da capital até aqui, lembro das histórias que ouvi e isso me fortalece muito, especialmente histórias dos anciões que insistem em seguir a frente das maiores empresas que nós temos. Eu sempre penso nas dificuldades que enfrentaram e na gratidão pelo legado que nos deixaram. A confraternização é especial porque nos traz um pouquinho de toda história, que é a construção da nossa cidade, nosso estado e do nosso país. Nós temos um potencial muito grande para desenvolver e temos exemplos inspiradores”, concluiu.

Fonte: MB Comunicação