CDL Chapecó capacita profissionais do comércio para a adequação à LGPD

Profissionais e empresários do comércio de Chapecó participaram nesta semana da 5ª capacitação do Circuito Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL). O objetivo foi orientar sobre as mudanças da legislação e alertar sobre as consequências para quem não estiver adequado às normas que já estão em vigor.

A capacitação teve como tema “Detalhes da Adequação à LGPD” e foi conduzida pelo advogado Jonatan Salvatori. Com atuação nas áreas civil, empresarial e trabalhista, é CEO do escritório Salvatori Sociedade de Advocacia, pós-graduado em Direito Processual Civil.

O advogado reforçou que a Lei Geral de Proteção de Dados é uma realidade e desde o mês de agosto de 2021 as sanções provenientes de fiscalizações e descumprimento das normas já são aplicadas. “É importante que as empresas se adequem de acordo com seu porte, com os dados que faz tratamento e conforme os riscos de sua atividade. A adequação é fundamental e traz segurança e transparência na relação com o cliente”.

Durante o curso, Salvatori falou sobre tratamento de dados no marketing, como por exemplo, no uso do WhatsApp que é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para vender, redes sociais, entre outras questões com foco para os empreendimentos do comércio. Ilustrou com exemplos dos procedimentos corretos e de como tratar os dados da forma adequada para a necessidade certa.

O coordenador comercial da CDL Chapecó, Mauricio Duarte, avalia de forma positiva todas as edições do circuito realizadas até o momento. “Conseguimos atingir nosso objetivo de auxiliar o comércio varejista. As empresas estão aproveitando a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o assunto visando adotar as medidas corretas para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade”.

Informações sobre os cursos da CDL Chapecó com Paloma Soares Leite pelo telefone (49) 3319 4300 ou pelo e-mail cursos@cdlchapeco.com.br.