CDL Chapecó abre inscrições para curso de eSocial

Treinamento será promovido de 19 a 21 de fevereiro

 

Instituído por meio do Decreto nº 8373/2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) está em vigor, mas ainda gera muitas dúvidas. Por meio do eSocial, os empregadores passam a comunicar ao governo, de maneira unificada, informações relativas aos trabalhadores. A transmissão eletrônica dos dados simplifica a prestação das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, reduzindo a burocracia para as empresas. Com o objetivo de aprofundar o assunto e esclarecer as principais dificuldades, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promove, de 19 a 21 de fevereiro, o curso de Esocial.

O treinamento será realizado pela especialista em eSocial Tatiane Fatima Golfe, no auditório da entidade, a partir das 19h e o investimento é de R$ 160,00 para os três dias. As inscrições estão abertas por meio do e-mail cursos@chapeco.cdl-sc.org.br, no telefone (49) 3319-4317 ou no WhatsApp (49) 9 9925-5819.

A especialista explicará o que é o eSocial por meio de um contexto do cenário antes da chegada do sistema. Também esclarecerá quais são as informações lançadas, principais pontos de atenção, impactos para as organizações, principais desafios, mudanças comportamentais nas empresas, resultados esperados e o cenário real do eSocial. As novas regras de gestão estratégica visando o atendimento dos prazos do eSocial também serão aprofundadas.

Outros pontos abordados durante o curso serão: visão geral sobre segurança e medicina do trabalho, penalidades de segurança, multas administrativas, ausência de registro, falta de anotação e retenção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), excesso de horas extras, atraso no pagamento do salário, férias, não concessão de vale transporte e falta de depósito do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

O presidente da CDL Chapecó Clóvis Afonso Spohr destaca que a implantação do eSocial viabiliza garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, por isso, é importante que todos os empresários e profissionais que atuam nessa área nas empresas estejam atentos ao seu correto funcionamento. “Esse é um sistema que veio para diminuir a burocracia, mas é detalhista e necessita de atenção na hora do preenchimento. Nossa intenção é contribuir, por meio desse treinamento, para que os lojistas estejam em dia com as exigências da lei”.

SOBRE A PALESTRANTE

Tatiana Fatima Golfe é bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Regra de Negócio, Folha de Pagamento e eSocial. Participante do Grupo de Trabalho que desenvolve a plataforma do eSocial conhecido como GT-Piloto e formadora de opinião no que diz respeito ao eSocial, com experiência há mais de 12 anos no Departamento Pessoal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter