Com dinâmicas e atividades interativas desde os primeiros minutos de curso, a administradora Carine Vanelli ensinou lições sobre posicionamento e direcionamento na capacitação “Recrutamento estratégico: como atrair e reter talentos de forma estruturada”. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), o curso ocorreu na noite de quinta-feira (8), no auditório da entidade.
Especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional e líder da Mova: Gestão Estratégica de Pessoas e a C&R Conexões, Carine abordou tendências do mercado de talentos, entrevistas estratégicas com foco em técnicas para mapear competências, gestão humanizada e cultura organizacional.
“As empresas precisam entender que precisam de uma marca empregadora. Além do seu marketing, precisa ter organização e estrutura organizacional. A partir dessa organização, com fit cultural, missão, visão e valores, automaticamente a sua empresa vai criar uma hierarquia, vai ter organogramas, pessoas vão entender o seu lugar e respeitar. As pessoas querem fazer parte da empresa”, enfatiza.
O recrutamento, conforme Carine, ocorre por meio de competências e não apenas pelo currículo. “Entender a sua empresa e os valores dela é fundamental para que as pessoas queiram fazer parte. Não é a pessoa certa no lugar certo, é o lugar certo para a pessoa querer fazer parte”.
A palestrante também explicou como os empreendedores podem melhorar a cultura organizacional, atrair e reter talentos de forma estruturada. “Eu preciso ter uma comunicação aberta e assertiva, além de falar sobre o clima organizacional, porque não adianta ter uma estrutura de organograma, descrição de cargos e todo o processo de recrutamento, se não está comunicando de forma aberta. A empresa precisa direcionar e o funcionário também tem que aprender. Saber identificar se ele quer estar ali. Então, para você reter e manter, é necessário conhecer quem está com você dentro da sua empresa”, ressalta.
O presidente da CDL, Edson Demétrio Piana avaliou que a gestão de pessoas é um desafio constante e que, atualmente, demanda muita atenção dos gestores. “Uma tendência que se observa no momento é uma otimização do trabalho do colaborador através de um treinamento diferenciado para que ele execute multitarefas, desde que correlacionadas”, ressalta Piana.
A capacitação teve apoio do Sicredi e parceria do SPC Brasil. Informações sobre os próximos cursos podem ser obtidas pelo telefone (49) 99925-5819, com Paloma Leite.


