CDL Chapecó capacita associados sobre ferramentas de consulta do SPC

O uso das ferramentas de análise de crédito, funcionalidades das consultas e a importância deste processo para alavancar as vendas e minimizar riscos, foram alguns dos temas trabalhados pela coordenadora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Chapecó, Elisamar Almeida e pela Agente Comercial, Jéssica Pires na manhã da última terça-feira (11). A capacitação, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) aconteceu na sala de reuniões da entidade e reuniu associados de diversos segmentos do comércio local.

 “A inadimplência subiu no município e precisamos estar atentos. Destacamos a importância do empresário manter os dados dos clientes atualizados no sistema do SPC, conferir a seção ‘Alerta de documentos’, que é conveniada com a Polícia Civil, e pode auxiliar o empreendedor a perceber se o cliente é quem realmente está comprando”, explicou. Elisamar detalhou também as informações relevantes que podem ser obtidas pelo relatório das consultas e registros.

A capacitação contou com o detalhamento do processo para realizar as consultas no sistema e a orientação para manter os dados dos clientes atualizados. A coordenadora ressaltou que o número de inadimplentes em Chapecó cresceu 2,60% em janeiro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados apresentados apontam também que o tempo médio de atraso dos devedores negativados do município é de 27 meses, e quase 40% possuem inadimplência de um a três anos.

Na avaliação da participante Genilde Dornelles, da empresa SCNET, o curso trouxe esclarecimentos oportunos para a rotina diária de trabalho. “Vai me ajudar muito. Foi produtivo e as informações foram muito importantes. Com a ferramenta, a gente consegue analisar o cliente de uma forma clara e entender se ele vai ser um bom pagador para a empresa. As funcionalidades que o SPC traz são muito ricas, então para a empresa é muito útil. O cliente e a empresa ganham com isso. Os cursos da CDL Chapecó são sempre muito relevantes para o dia a dia, para o trabalho com a equipe, então a CDL é ótima”, ponderou. 

Alice Bissoloti, da Prime Mecânica, também participou do treinamento para aperfeiçoar os conhecimentos acerca da plataforma. “Escolhemos fazer a capacitação para aprender mais, esclarecer dúvidas e principalmente melhorar o trabalho que podemos desempenhar com a ajuda da plataforma. Efetivamos recentemente a nossa associação com a CDL e tenho certeza que a entidade vai ajudar bastante agora neste novo processo para conseguirmos aperfeiçoar o nosso atendimento e obter as melhores informações”, comentou. 

A entidade está à disposição para esclarecer dúvidas, sinalizar boas oportunidades de crédito e orientar os empresários sobre os melhores processos dentro da plataforma que ajudam a identificar possíveis consumidores inadimplentes antes de executar a venda. Informações adicionais sobre o SPC podem ser obtidas pelo e-mail lisa@cdlchapeco.com.br ou no contato 3319-4300.

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