Astronauta Marcos Pontes em ChapecóEmpresários e colaboradores se inspiram com palestra de Marcos PontesAstronauta Marcos Pontes em Chapecó

Em um testemunho que uniu ciência, coragem e reflexão, o único astronauta brasileiro, Marcos Pontes, revelou ao público os desafios e as maravilhas de sua trajetória entre as estrelas durante palestra realizada na noite de segunda-feira (11), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), em parceria com o Sebrae/SC, o evento reuniu autoridades, profissionais das mais diversas áreas e a comunidade empresarial da região.

DA TERRA ÀS ESTRELAS

Reconhecido como o primeiro e único astronauta brasileiro, Pontes iniciou sua jornada ainda na infância, em Bauru (SP), quando já sonhava em ser piloto. Seu empenho nos estudos lhe garantiu uma vaga na Academia da Força Aérea Brasileira, onde obteve o título de Bacharel em Tecnologia Aeronáutica, em 1984. Mais tarde, conquistou o Bacharelado em Ciências e se formou em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1993. Além disso, obteve o título de Mestre em Engenharia de Sistemas pela Escola de Pós-Graduação Naval dos Estados Unidos. É piloto de caça, piloto de testes de aeronaves e astronauta profissional especialista de missão da turma 17 da NASA. Em 2006, realizou a primeira missão espacial brasileira, intitulada de “Missão Centenário”.

Ele compartilhou sua história com sinceridade e detalhes, ressaltando as adversidades e os aprendizados que moldaram sua trajetória. Mencionou como seu sonho de ser astronauta continuava brilhando, mesmo em meio aos desafios e incertezas, “como uma chama que resistia na adversidade. Durante a minha caminhada, muitos tentaram me desmotivar, duvidaram de minhas capacidades e lembravam das dificuldades. Nessas horas, eu precisava olhar para as estrelas e lembrar da minha missão de vida”, enfatizou, ao afirmar que nesse momento o mais importante era persistir, mesmo quando tudo parecia estar contra ele.

Citou como algumas fases de sua vida foram determinantes para que conquistasse seus objetivos e entendesse a importância de não se acomodar em zonas de conforto. “Muitas pessoas, ao alcançarem certa estabilidade, se deixam levar pela tranquilidade e deixam de buscar novos desafios. Vejo isso como um erro. Precisamos nos manter em movimento, buscar aprender algo novo e continuar crescendo”.

A mensagem final do astronauta e atual senador do estado de São Paulo foi de que muitas pessoas têm a capacidade de realizar grandes coisas, mas o medo as impede de agir. “Medo de errar, do que os outros vão pensar ou dizer, de se expor e de falhar”. Segundo ele, a vida vai passando, enquanto essas pessoas ficam paralisadas, assistindo aos outros realizarem suas conquistas, sem colocar seus próprios sonhos em prática. “Elas têm potencial, mas preferem permanecer na zona de conforto, sem se arriscar”, afirmou.

“O que faz a diferença entre as pessoas que realizam e as que ficam à margem da vida é uma palavra: coragem. Coragem para fazer o que é necessário, no momento certo e do jeito certo, sem se preocupar em agradar a todos. A vida não pode ser vivida apenas assistindo de longe. Se você tem um propósito, não deixe a vida passar em branco. Não espere até olhar para trás e perceber que não tentou”, concluiu Marcos Pontes, ao assinalar que o país precisa de ação, e, em sua visão, há muito a ser feito.

REPRESENTAÇÃO QUE INSPIRA

Em seu pronunciamento, o presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, reforçou que a entidade segue forte na missão de fortalecer a economia do município, fornecendo capacitação e qualificação aos empresários e profissionais. Além disso, destacou o comprometimento e dedicação da diretoria e os colaboradores para o sucesso do evento.

Na avaliação de Piana, a palestra trouxe uma lição importante sobre motivação e ação. “Ela nos mostrou que a inspiração é algo que devemos adaptar ao nosso dia a dia e, principalmente, colocar em prática”. Ainda, em sua perspectiva, o segredo para seguir em frente está na união e no comprometimento de todos, “pois o mundo gira em torno dos relacionamentos, sejam familiares, no trabalho ou com os amigos”.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, enfatizou a relevância da colaboração entre as entidades para proporcionar aos empreendedores uma pausa na rotina agitada e a oportunidade de se inspirar em histórias que renovem suas energias e os motivem. “Consideramos isso como fundamental para que a nossa economia, que sempre foi pujante, assim permaneça”.

Arildo relembrou iniciativas anteriores e destacou a importância de pensar grande, mas com foco no pequeno. “No ano passado, trouxemos o Caito Maia juntamente com a CDL, e desta vez fomos além, viajamos às estrelas. Queremos que todos os empreendedores se sintam representados e compreendam que o Sebrae/SC e a CDL Chapecó estão juntos apoiando essa jornada”, complementou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter